Efeito Tridimensional
Seja com mosaicos geográficos ou românticos ramos de flores, as paredes ganharam formas em alto relevo responsáveis por efeitos tridimensionais de encher os olhos.
Em placas (cimentícias ou em materiais ecológicos) ou painéis (MDF ou plásticos), os revestimentos acrescentam no próprio material traços em reentrâncias que, módulo a módulo, criam um efeito às vezes ilusórios. Sem contar que, por conta da textura em alto relevo, convidam ao toque, direcionam o olhar e roubam a cena.
Para valorizar as formas que brincam com o olhar, deve-se sempre trabalhar uma parceria com a iluminação. Especialmente em pontos que podem ser destacados. Como, por exemplo, os revestimentos que trazem, letras. Elas costumam vir em placas separadas e podem compor palavras e até frases inteiras.
Além do jogo de luz e sombra, é possível alternar os padrões de desenho criando novas disposições, estender o painel até o teto ou jogar cor nessa mistura toda. Dá até para criar o mesmo efeito a partir de materiais comuns.
Para garantir parte dos mosaicos, o ideal é escolher um bom espaço para que o desenho ganhe proporção visível e de destaque.
Porém lembre-se que é importante pensar no bem-estar do ambiente, gostos de estilo do morador. Portanto, é bom ter certeza do que se quer, pois tendências passam, especialmente quando envolve cor.
Outro ponto que deve ser considerado é a textura, principalmente os mais ásperos, pois podem se tornar um problema em uma cidade com a presença constante de pó de minério. Para isso, é bom se informar em relação à manutenção.
- Revestimentos 3D, além de serem fáceis de aplicar, não fazem sujeira.
- Os desenhos homenageiam a arquitetura e a arte moderna brasileira, transcendendo o conceito decorativo e o elevando a um patamar mais sofisticado que convida à contemplação.
- As figuras em relevo conferem volume perceptível as paredes, que amplia a sensibilidade ao tato e abre caminho para um ousado jogo de luz e sombra, onde o claro e o escuro se intercalam, com base em ângulos visuais diferenciados
- Neste banheiro foram utilizadas placas cimentícias que curam sem o auxílio de fornos. Elas acompanham uma tendência muito forte de volumes e superfície tridimensionais. O resultado sugere sensação de movimento.
Fonte: Revista A.G